Óxido nitroso

Óxido nitroso em curitiba

Fabricante de Óxido nitroso Paraná

O óxido nitroso

ou protóxido de nitrogênio (pt-Br), ou protóxido de azoto (pt-Pt) apresenta-se na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O e sua fórmula estrutural é N—N—O. Por muito tempo foi conhecido como gás hilariante ou gás do riso, pela capacidade que possui de provocar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que ela está rindo. O

Óxido Nitroso

é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões.
Aplicações
Sendo um agente inalatório, o

Óxido Nitroso

tem sua maior aplicação na área médica. Administrado juntamente com o Oxigênio, possui efeito analgésico e sedativo. Em anestesia geral, a adição de

Óxido Nitroso

ao Oxigênio permite uma redução da quantidade do agente anestésico mais caro, obtendo-se o mesmo efeito. Para fins industriais é utilizado principalmente na fabricação de chantilly e em automóveis. Fabricante de Óxido nitroso Paraná, Óxido nitroso, Gases medicinais, Instalações de redes de Gases, Paraná, Fornecedor De Óxido Nitroso, Analgesia, Odontologia Analgesia, Fabricante De Óxido Nitroso, Oxigênio, Projeto De Gases, Instalação De Gases, Gases Industriais, Oxímetro De Pulso, Sensor De Oximetria, Sensor Para Oxímetro, Mesa Cirurgica, Compressor, Compressor Isento De Óleo, Compressor Parafuso, Compressor Em Curitiba, Secador De Ar, Filtro De Ar, Tratamento De Ar

Óxido nitroso

Óxido nitroso odontologia venda

Óxido Nitroso


 Óxido Nitroso Medicinal – N2O


SINÔNIMOS: Monóxido de diidrogênio, protoxido de azoto,  gás hilariante.


 


ATENÇÃO: LEIA O RÓTULO E A BULA ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO!


 


Em caso de dúvidas, procure orientação médica ou farmacêutica especializada.


 


APRESENTAÇÃO


Gás liquefeito em cilindros sob pressão a 50kgf/cm² para administração por inalação da fase vapor.


USO INALATÓRIO


USO ADULTO E PEDIATRICO


COMPOSIÇÃO


N2O ---------------------- > 99,0%


CO --------------------------< 10 ppm


CO2-------------------------< 300 ppm


H2O-------------------------< 0,150 mg/L


 


INFORMAÇÕES AO PACIENTE:


1) PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?


O óxido nitroso é um anestésico inalatório fraco, um dos usos mais comuns do óxido nitroso é na anestesia geral, onde ele é combinado com outros anestésicos inalatórios ou intravenosos.


Na odontologia, o óxido nitroso é utilizado para diminuir a dor e a ansiedade associadas aos procedimentos odontológicos.


 


2) COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?


 O Óxido Nitroso atua no Sistema Nervoso, embora seu mecanismo de ação ainda seja pouco conhecido, sabe-se que ele promove uma leve depressão do córtex cerebral, por isso ele não deprime o centro respiratório, mantendo o ritmo da respiração. Acalma o paciente de forma rápida e segura, diminuindo a sua sensibilidade a dor.


  


3) QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?


O óxido nitroso, em geral, é uma droga muito segura, com poucas contraindicações, sendo contra indicado somente para pacientes com comprometimento respiratório significativo.


No sangue, o coeficiente de partição do óxido nitroso é 34 vezes maior que a do nitrogênio. Esta solubilidade diferencial significa que o óxido nitroso pode deixar a corrente sanguínea e entrar nas cavidades cheias de ar 34 vezes mais rápido. Como resultado, é contra indicado em pacientes nos quais essa expansão das cavidades de ar poderá comprometer sua segurança. Isso inclui pacientes com pneumotórax, bolhas  pulmonares, embolia gasosa, obstrução intestinal e aqueles submetidos a cirurgia do ouvido médio.


Cuidados também devem ser tomados com indivíduos que possuem histórico de hipotensão (pressão arterial baixa), derrame e doenças cardíacas conhecidas.


O óxido nitroso é conhecido por interferir com a vitamina B12 e no metabolismo do  folato, por isso, em pacientes com estas condições pré-existentes ele deve ser administrado com total precaução e acompanhamento médico direto.  


Este produto não deve ser utilizado após o vencimento do prazo de validade!


  


4) OQUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?


Este produto é de uso restrito por médicos, dentista ou profissional de saúde habilitado e capacitado. Informe ao seu médico qualquer caso de reação alérgica ao óxido nitroso, a outros anestésicos ou medicamentos em situação anterior. Informe ao seu médico caso sofra de hipotensão (pressão baixa) ou histórico familiar desta natureza, também deve relatar caso esteja fazendo uso continuo de qualquer medicamento, caso apresente baixo nível de vitamina B12 ou em fase de gestação ou lactação.


Exija acompanhamento das condições sanguinas se tiver recebido ou irá receber dosagens de óxido nitroso por tempo superior a 24 horas.


 



GRAVIDEZ E LACTAÇÃO:


O óxido nitroso é relativamente contra indicado na gravidez, pois tem potencial teratogênico e efeitos fetais tóxicos, particularmente com o uso crônico. Em procedimentos ou tratamentos que venham a utilizar o produto como anestésico ou analgésico, é importante comunicar ao seu médico ou profissional de saúde que está ou se suspeita estar grávida, pois o mesmo irá decidir dependendo do caso, se continua com o tratamento.     


Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.


 


INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA:


O médico deve ser informado e ou investigar se o paciente faz uso de alguma medicação prescrita ou não, antes de fazer uso do óxido nitroso como anestésico. Informe a seu médico ou profissional de saúde caso faça ou tenha feito tratamento farmacológico recentemente.


O óxido nitroso medicinal pode potencializar o efeito do metrotrexato (medicamento utilizado no tratamento do câncer).


 


PRECAUÇÕES:


Alguns pacientes, especialmente as crianças que apresentam ansiedade grave ou uma incapacidade externa de cooperação, podem requerer sedativos mais potentes por via intravenosa ou anestesia geral.


  


5) ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?


O óxido nitroso medicinal deve ser armazenado sob supervisão médica ou de profissional capacitado, em cilindros mantidos à temperatura ambiente, em áreas específicas e com acesso impedido a pessoas não autorizadas, de forma a atender às recomendações da FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) do produto.


Os cilindros cheios e vazios devem ser guardados devem ser armazenados em áreas em locais separados, sempre na posição vertical e com as válvulas fechadas, deve ser protegido contra impactos e quedas, a temperatura não deve ultrapassar o limite de 50ºC.


Deve-se evitar o armazenamento excessivo de cilindros. Não armazene os cilindros junto a gases inflamáveis ou outros materiais combustíveis como óleo e graxa, sob risco de explosão, pois o óxido nitroso embora não seja inflamável, é comburente (alimenta a combustão).


O cilindro deve estar protegido de danos físicos, arco elétrico ou pingos de solda.


O óxido nitroso medicinal encontra-se no estado liquefeito, devido a alta pressão em que está armazenado. Por este motivo, sua válvula deve sempre ser aberta com ele na vertical, caso aconteça dele ser aberto na horizontal, o liquido pode vazar e causar sérios danos a quem estiver manuseando.


Não movimente mais de um cilindro por vez, e ao fazê-lo verifique antes se a válvula do mesmo se encontra devidamente fechada e se está com capacete de proteção.


Ao descarregar o cilindro do caminhão, faça uso de um carrinho ou elevador de carga.


Nunca se deve içar um cilindro pelo capacete de proteção.


Utilize somente reguladores próprios para o óxido nitroso.


Somente abra a válvula de forma lenta e calma, não dê solavancos ou tente golpeá-la, quando o cilindro não estiver em uso, mantenha a válvula fechada.


Não é permitido pintar, modificar, obstruir, deformar, remover ou tentar reparar qualquer parte do cilindro, incluindo a válvula, o dispositivo de segurança ou qualquer parte do cilindro.


Os cilindros ao serem recebidos devem conter lacre, rótulo com nome do produto, lote e data de validade, que é de 4 anos a partir da data de análise do produto pelo controle de qualidade.


Por medida de segurança, é proibido o transvasamento do gás do cilindro original para outro!


Mantenha este Produto fora do alcance de crianças!


 


6) COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?


Óxido nitroso é um gás, portanto, inalante. Por meio de uma máscara, o paciente inala uma mistura de óxido Nitroso e Oxigênio – no máximo com 70% do óxido. Esses dois gases saem de cilindros e a proporção da mistura, com caráter analgésico, é controlada pelo profissional de saúde através de regulador próprio, conectado ao cilindro. Utilize somente reguladores próprios para o óxido nitroso.


O manuseio do cilindro só deve ser realizado por pessoas treinadas e devidamente equipadas com equipamento de proteção individual (EPI) adequado.


Somente abra a válvula de forma lenta e calma, não dê solavancos ou tente golpeá-la, quando o cilindro não estiver em uso, mantenha a válvula fechada.


 


POSOLOGIA:


A posologia depende do procedimento e do estado clinico do paciente e é determinado por um profissional habilitado. Frequentemente, o gás óxido nitroso é administrado ao paciente em uma mistura com oxigênio 70:30. A proporção 2:1 de óxido nitroso para o oxigênio é também usada em anestesia médica. A mistura tipicamente administrada é comparável ao de 21% de oxigênio presente no ar atmosférico, de forma a evitar o risco de deficiências de oxigênio.


Com frequência, o óxido nitroso também é administrado em uma mistura 50:50 com o oxigênio.


Outra pratica comum é administrar aos pacientes, oxigênio a 100% durante 5 minutos, à medida que o fluxo de óxido nitroso vai diminuindo. Isso reduz os efeitos eufóricos do óxido nitroso, entre outros.


 


7) OQUE DEVO FAZER QUANDO ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?


Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico, pois os efeitos terapêuticos podem não ocorrer conforme o esperado.


No entanto, este medicamento somente será administrado por profissional de saúde, sendo assim, cabe a ele estipular o momento correto de administrar ou suspender o tratamento.


Em caso de dúvidas, procure a orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou


dentista.


 


8) QUAIS MALES ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?


Efeitos adversos que podem estar relacionados ao óxido nitroso além de tonturas, a sensação de intoxicação e náuseas (enjoos), incluem também em casos de uso inadequado a hipotensão (pressão baixa), o fechamento involuntário da traqueia (espasmo), danos pulmonares, neuropatias, zumbido, dormência de extremidades, anóxia e desconforto respiratório em geral, distúrbios cardíacos, convulsões, perda de percepção do tempo, alteração da visão e morte por asfixia.


Efeitos adicionais adversos incluem também o aumento da deficiência de vitamina


B12 e anemia.


Os sintomas de óxido nitroso na deficiência de vitamina B12 podem não aparecer por dias ou semanas após a exposição. A recuperação pode ser lenta mesmo com altas doses de vitamina B12.


O uso inadvertido de óxido nitroso na gravidez pode resultar em má formação fetal, além de efeitos tóxicos ao feto. Também pode causar diminuição da fertilidade e aborto espontâneo.


Comprometimento mental de curto prazo, da destreza manual e dos sentidos audiovisuais tem sido relatado com o uso de óxido nitroso no pós-operatório. Os sintomas neurológicos têm sido descritos particularmente em pacientes com conhecidos ou documentados como pré-operatórios de folato. Enquanto a maior parte dos efeitos adversos é reversível, neuropatia periférica e espasmos dos membros podem tornar-se manifestações irreversíveis.


Reações pouco frequentes são a sensação de pressão no ouvido médio, distensão abdominal e aumento de volume nos intestinos. Efeitos nas células do sangue, como por exemplo, anemia, e leucopenia (diminuição dos glóbulos brancos do sangue) e efeitos no sistema nervoso (neuropatias) são extremamente raros.


As conclusões ainda limitadas destes estudos podem ainda exigir confirmação por avaliação dos pacientes caso a caso.


Caso seja detectado algumas das reações adversas citadas acima ou se for detectada outra não mencionada nesta bula, informe já a seu médico.               


O uso abusivo do óxido nitroso pode levar a dependência.


  


9) OQUE FAZER SE UMA PESSOA USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?


Quando ocorre a superdose, o risco de cianose e hipóxia aumentam, nesses casos a administração do óxido nitroso deve ser interrompida devido a não agravar o problema. O que se recomenda é a administração de oxigênio medicinal para promover a ventilação desse paciente, pois os efeitos da super dosagem estão relacionados a falta de oxigênio na mistura gasosa e não aos efeitos tóxicos.   


Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.


PRODUTO EXCLUSIVO DE USO MEDICINAL!


 


DIZERES LEGAIS:


Reg. M.S.:


FARM. RESP.:  Douglas Agostini D. de Souza


CRF-PR: 25371


 


RHOMAGAS INDÚSTRIA DE GASES E PRODUTOS PARA A SAÚDE LTDA.


CNPJ: 02.555.047/0002-28


Rua: Ângela Garzaro, nº 121 - Campo Largo/PR


Cep: 80.701.100


 


CONTATO:


 Tel.: (41) 3392-9595    -    (41) 3339-2668


e-mail: rhomavendas@terra.com.br


e-mail: rhomaqualidade@terra.com.br


 



Óxido nitroso

Óxido nitroso em curitiba

Fabricante de Óxido nitroso Paraná

O óxido nitroso

ou protóxido de nitrogênio (pt-Br), ou protóxido de azoto (pt-Pt) apresenta-se na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O e sua fórmula estrutural é N—N—O. Por muito tempo foi conhecido como gás hilariante ou gás do riso, pela capacidade que possui de provocar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que ela está rindo. O

Óxido Nitroso

é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões.
Aplicações
Sendo um agente inalatório, o

Óxido Nitroso

tem sua maior aplicação na área médica. Administrado juntamente com o Oxigênio, possui efeito analgésico e sedativo. Em anestesia geral, a adição de

Óxido Nitroso

ao Oxigênio permite uma redução da quantidade do agente anestésico mais caro, obtendo-se o mesmo efeito. Para fins industriais é utilizado principalmente na fabricação de chantilly e em automóveis. Fabricante de Óxido nitroso Paraná, Óxido nitroso, Gases medicinais, Instalações de redes de Gases, Paraná, Fornecedor De Óxido Nitroso, Analgesia, Odontologia Analgesia, Fabricante De Óxido Nitroso, Oxigênio, Projeto De Gases, Instalação De Gases, Gases Industriais, Oxímetro De Pulso, Sensor De Oximetria, Sensor Para Oxímetro, Mesa Cirurgica, Compressor, Compressor Isento De Óleo, Compressor Parafuso, Compressor Em Curitiba, Secador De Ar, Filtro De Ar, Tratamento De Ar

Óxido nitroso

Óxido nitroso odontologia venda

Óxido nitroso

Óxido nitroso em curitiba

Fabricante de Óxido nitroso Paraná

O óxido nitroso

ou protóxido de nitrogênio (pt-Br), ou protóxido de azoto (pt-Pt) apresenta-se na forma de um gás incolor, composto de duas partes de nitrogênio e uma de oxigênio, cuja fórmula química é N2O e sua fórmula estrutural é N—N—O. Por muito tempo foi conhecido como gás hilariante ou gás do riso, pela capacidade que possui de provocar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, dando a impressão de que ela está rindo. O

Óxido Nitroso

é sempre usado na forma gasosa e normalmente manuseado na forma líquida em cilindros de alta pressão ou tanques criogênicos, porém vaporiza facilmente a baixas pressões.
Aplicações
Sendo um agente inalatório, o

Óxido Nitroso

tem sua maior aplicação na área médica. Administrado juntamente com o Oxigênio, possui efeito analgésico e sedativo. Em anestesia geral, a adição de

Óxido Nitroso

ao Oxigênio permite uma redução da quantidade do agente anestésico mais caro, obtendo-se o mesmo efeito. Para fins industriais é utilizado principalmente na fabricação de chantilly e em automóveis. Fabricante de Óxido nitroso Paraná, Óxido nitroso, Gases medicinais, Instalações de redes de Gases, Paraná, Fornecedor De Óxido Nitroso, Analgesia, Odontologia Analgesia, Fabricante De Óxido Nitroso, Oxigênio, Projeto De Gases, Instalação De Gases, Gases Industriais, Oxímetro De Pulso, Sensor De Oximetria, Sensor Para Oxímetro, Mesa Cirurgica, Compressor, Compressor Isento De Óleo, Compressor Parafuso, Compressor Em Curitiba, Secador De Ar, Filtro De Ar, Tratamento De Ar

Óxido nitroso

Óxido nitroso odontologia venda